Quem nunca olhou no calendário e deu de cara com uma sexta-feira 13? E você, já sentiu medinho? Essa é uma das datas mais lembradas e temidas pelos supersticiosos. Pesquisamos sobre isso e olha só o que a gente descobriu:
* Você sabia que as pessoas que sentem muito medo do número 13 são classificadas como triscaidecafóbicas? Aqueles que sentem medo especificamente da sexta-feira 13 ainda têm nomes ainda mais esquisitos: parascavedecatriafóbicos e frigatriscaidecafóbicos. OMG!
* Em Portugal, muita gente gosta de comemorar a data. Cidades como Montalegre, Vinhais, Braga e Trás-os-Montes festejam com fogueira, bruxos, teatro e muito feitiço!
* Algumas pessoas mais otimistas, como Taylor Swift, amam o número 13. Ao contrário do que muita gente pensa, para eles, trata-se sim de um número de sorte. Os mais entendidos vão além e justificam. Afinal, 1+3=4, e o quatro é um símbolo de prosperidade na numerologia.
* O 13 é popularmente conhecido como um número de azar !!! O azar ligado ao número 13 fundamenta-se na numerologia, pois nela o número 12 é considerado o número das coisas completas, pois 12 eram os apóstolos de Jesus, 12 são os meses do ano, 12 eram as tribos de Israel e 12 são os signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular.
Já Sexta-Feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar, desta forma ao somar o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias, aSexta Feira 13.
Não há consenso sobre a origem da tradição em relação a Sexta Feira 13, assim destaco as mais conhecidas e prováveis:
0 comentários:
Postar um comentário